Você vai ter que decepcionar alguém

12:15:00



     Sabe quando você quer que tudo saia bem pra todo mundo e que ninguém se magoe com você? Pois bem, estive pensando e acho que isso é algo impossível de se conseguir. Não porque não estamos nos esforçando ou por qualquer outro motivo parecido, mas sim porque tem coisa que é melhor deixar como está, mesmo que não esteja do jeito certo. Um pouco complicado, não?

     É que sabe, a gente tem essa mania de querer a perfeição não só pela satisfação pessoal, mas em grande parte pelo que o outro irá pensar sobre nós. Somos criadores de expectativa em modo operante e à medida em que queremos que alguém cumpra com o que esperamos dela, há pessoas que esperam isso de nós. É um círculo vicioso que nunca dá em nada e só a gente que não percebe. E olha, vou te falar: sempre querer fazer tudo do jeito certo é que é o problema.

     Porque não temos a fórmula secreta para conquistar o sucesso e muito menos sabemos como encontrá-la. Somos como uma granada em um campo minado: prontos pra estourar e espalhar falhas por todos os lados e salve-se quem puder! Mas o caso é que a gente cuida pra não esbarrar, pra não machucar ninguém e deixar tudo sempre no seu devido lugar. É assim que a gente vive do jeito que alguém quer, não fala o que precisa falar porque há quem não irá gostar e N coisas mais, pois parece ser o certo a se fazer.

     Mas a gente cuida demais e assim é que acabamos nos atrapalhando. A verdade é que quanto mais a gente tenta e se certifica de que tudo está bem, mais deixamos passar aquele pequeno erro, que está bem ali mas nós não vemos, tamanha é a vontade de agradar em todos os aspectos. E então que mantemos esses cuidados para com o outro não porque queremos ou porque é da nossa índole, mas sim por já ter virado uma obrigação, parte da rotina.

     Só que qualquer dia desses a gente vai deixar alguém decepcionado, seja por termos furado com aquele encontro com os amigos que não víamos há tempos ou por termos nos esquecido de ligar pra alguém no dia em que essa pessoa fez aniversário. É assim mesmo. E é nessas falhas que a gente aprende que ser perfeito em tudo é uma aptidão que ninguém precisa ter, pois se já soubéssemos de tudo, o que mais poderíamos aprender uns com os outros?


Seu amigo desconhecido.

You Might Also Like

0 comentários

Quem sou eu

Minha foto
Você não pode – e nem precisa – saber quem eu sou, assim como você não precisa se revelar para mim, a menos que queira, é claro. Aqui eu escrevo não só para você mas também em grande parte para mim mesmo, afinal de contas, todo mundo precisa desabafar, e talvez esse seja o jeito que encontrei pra mim, então procure me entender assim como eu tentarei entender você caso queira.

Seguidores

Twitter do blog