Perdoe quem não te perdoa

15:04:00




     A gente está muito acostumado a colecionar mágoas, raiva e até mesmo ódio; porque fulano te fez algo que você acha inadmissível ou porque você não esperava isso vindo dela. Quando algo assim acontece, geralmente se cortam relações e quase nunca essa separação é amigável, pois fica uma mágoa, um caco do que sobrou daquela história e que ninguém nunca volta pra limpar.

     E é muito fácil guardar mágoa, porque por maior que seja, a gente sempre arranja um lugarzinho especial pra ela ficar. E a gente a encara, ruminando sobre o que foi ou não foi dito, sobre o que foi ou não foi feito, sobre o que poderia ter sido diferente. É como uma roupa que você nunca quer usar e ainda assim não se livra dela porque traz lembranças importantes.

     E essas lembranças sentam, ficam e fazem com que nos tornemos seres que não somos: pessoas que condenam, que sentem raiva e que não perdoam porque não querem se libertar. E eu tenho pra mim que a gente só sai de um estado de espírito quando se acha pronto, mas guardar sentimentos e pensamentos ruins atrasam o processo. É difícil evitar; é verdade, mas tem que pelo menos tentar.

      E sim, perdoar quem não nos perdoa não é uma tarefa fácil, mas isso não é motivo. Se uma pessoa é ruim para você, seja boa para ela. E com "boa", não estou dizendo para agradá-la e muito menos continuar uma relação com ela se não quiser, mas sim de não jogar de volta o que ela joga em você. A vida não é esse leva e traz que a gente imagina, e se você tenta fazer essa dinâmica funcionar, saiba que o seu depósito emocional pode acabar mais cheio de coisas ruins que o de quem te fez mal.

     Por isso, não propague o que de ruim te acontece, mesmo que aquela pessoa não tenha agido certo com você. Enquanto tem gente que se preocupa em cultivar o mal, tem um outro grupo que se preocupa mais em torná-lo algo produtivo, algo que sirva de exemplo do quão fortes elas são como pessoas. Almeje fazer parte do segundo grupo, perdoe quem não te perdoa. Vai ser melhor pra você, e pra aquela certa pessoa também.


Seu amigo desconhecido.

You Might Also Like

0 comentários

Quem sou eu

Minha foto
Você não pode – e nem precisa – saber quem eu sou, assim como você não precisa se revelar para mim, a menos que queira, é claro. Aqui eu escrevo não só para você mas também em grande parte para mim mesmo, afinal de contas, todo mundo precisa desabafar, e talvez esse seja o jeito que encontrei pra mim, então procure me entender assim como eu tentarei entender você caso queira.

Seguidores

Twitter do blog