Antes de ser um(a) amigo(a), seja uma pessoa de verdade

20:19:00



     Hoje é dia do amigo e todo mundo está comemorando; amigos verdadeiros e até quem não é tão amigo assim. Porque tem data que a gente tem que lembrar, seja por vontade própria ou por não ter como fugir. Mas vamos discutir a importância de ser amigo e de ser quem você é?

     A gente está acostumado a ser amigo de gente que nos adora, de gente que só gosta e de gente que nem faz tanta questão assim. Tem sentimento e tem interesse também. Não que haja algo de errado nisso, pois em todas as relações estamos esperando por algo em troca. É assim que é.

     Só que acaba que, vez ou outra, esquecemos que antes de sermos amigos, somos pessoas. Digo, nós temos defeitos, temos qualidades e temos faltas também, porque é assim que todo mundo é. E o problema não está aí, mas sim no fato de tentarmos esconder que esses pontos negativos existem. É tanta vontade de agradar o amigo em questão, que acabamos escondendo uma coisinha aqui e ali.

     E isso vai além quando começamos a esconder pontos de vista, erros que o outro comete e de dar certos conselhos porque estes poderiam ser interpretados como "ásperos". Tudo para que a relação se mantenha na paz. E aí que ou nós ou o nosso amigo começa a se tornar uma pessoa desagradável e sem empatia e preferimos fingir que está tudo bem, quando na verdade não está.

     O caso é que ninguém faz tudo certo ou tudo errado, e do mesmo jeito que há atitudes que são propositais, tem erro que não é por querer. Às vezes a pessoa só é assim, sabe? E não, não estou dizendo que nós temos a verdade sobre o que deve ou não deve ser feito, mas tem mal que a gente pode reverter e até mesmo evitar. É aquele comentário desnecessário, é aquela atitude prejudicial, é tudo aquilo que parece pequeno mas que pode machucar alguém. É preciso discutir coisas assim, pelo bem de todos.

     E sim, é difícil falar algo quando se gosta de alguém, pois o medo de magoar é grande, mas amigo de verdade não é aquele que omite para que as pessoas em volta não se frustrem, mas sim aquele que diz e mostra, da melhor maneira, que aquela pessoa pode ser muito mais que aquilo. Antes de ser um(a) amigo(a), seja uma pessoa de verdade, pois é disso que os outros precisam: alguém que não seja pela metade ou esteja lá apenas para passar a mão na cabeça, não importa o que aconteça.


Seu amigo desconhecido.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Concordo com tudo que você escreveu. Amizade é um assunto muito delicado na minha vida, pois além de eu ter dificuldade em criar laços com as pessoas, eu também esbarrei com muita gente que dizia ser meu amigo, mas que com o tempo eu fui percebendo que não era.

    Por isso hoje em dia eu tenho pouquíssimos amigos e tenho mais facilidade em cuidar e zelar por essas amizades. Sua última frase resumiu tudo: nós precisamos de pessoas que estejam na nossa vida por inteiro. Não adianta ter pessoas que só dizem o que nós queremos escutar, pois muitas vezes não é o que a gente precisava ouvir.

    Apesar de não comentar muito por aqui, eu leio todos os seus textos e adoro.
    Beijos <3

    https://alana-cristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Alana!
    Primeiramente, fico muito feliz em saber que você sempre acompanha o blog e que gosta dos meus textos. Muito obrigado!
    É realmente difícil ter e manter muitas amizades, pois acaba que vai ter gente que só nos terá por perto por causa de algum benefício. É inevitável.
    Ao meu ver, é melhor que tenhamos poucos, mas bons e verdadeiros amigos, do que vários e nenhum deles ser capaz de ver quem realmente somos ou de ser sincero, pois a verdade sempre se faz necessária.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Você não pode – e nem precisa – saber quem eu sou, assim como você não precisa se revelar para mim, a menos que queira, é claro. Aqui eu escrevo não só para você mas também em grande parte para mim mesmo, afinal de contas, todo mundo precisa desabafar, e talvez esse seja o jeito que encontrei pra mim, então procure me entender assim como eu tentarei entender você caso queira.

Seguidores

Twitter do blog