Não crie expectativas, crie possibilidades

12:10:00



     Quantas vezes a gente já ouviu alguém dizer pra não criar expectativas pois isso não acaba bem? Pois é, talvez seja mesmo verdade. Mas como muitas das nossas manias, é difícil evitar. Às vezes elas são pequenas, como aquela expectativa de como será o encontro com alguém, mas há as que são grandes, como aquela expectativa de como será o seu futuro. É com essa ultima que devemos nos preocupar, pois se ela entrar e ficar, pode não ser um bom sinal.

     Embora seja algo estimulante, criar expectativas é sempre um mal garantido. É com ela que a gente acaba pensando demais, esperando demais e ficando ansioso demais pra no final das contas ganhar de menos. Porque não foi tudo como esperávamos, porque aquilo não deveria ser assim, ou então porque o que queríamos nem chegou a acontecer. Esse é um jogo em que nós sempre perdemos, por mais que achemos ter as melhores estratégias.

     E isso acontece por um simples motivo: se você alimenta aquela expectativa uma vez que seja, ela começa a crescer. Ela é uma parte daquela vontade de ter o controle sobre a vida, mesmo não sendo possível controlar tudo o que pode acontecer em um dia. E a expectativa é assim: fica cada vez maior cada vez mais rápido e é descontrolada, embora sempre pareça gentil e nada perigosa aos nossos olhos. É com isso a gente aceita voar, acreditando, mesmo que com medo de altura, que está tudo bem, até que um dia ela solta a nossa mão e nos faz cair de muito alto.

     E quando caímos, sentimos o choque de realidade. Parece que aquilo sempre esteve na nossa frente mas nunca conseguimos ver, porque algo se preocupava em esconder o que podia ser melhor pra gente. Parece até feito de propósito. É nesse momento que aquela expectativa vai embora e nos deixa no chão, incrédulos e chateados, até que nos recuperamos, mudamos o foco e começamos a criar outra, porque não aprendemos a lição tão rápido assim. E lá vamos nós de novo!

     Mas ninguém deseja criar expectativas pra receber em troca decepção, só que esse é o único caminho que essa relação pode trazer, e ela simplesmente acontece. O caso é que não somos capazes de "tornar real" só porque desejamos isso, só o que podemos fazer é aceitar que tanto há chances de acontecer como também há de não acontecer. Mas não precisa matar essa sua vontade de querer que seja ou acabar com o cercadinho onde vivem as expectativas, longe disso, é só saber aparar as asinhas delas sempre que necessário, pra que quando cresçam não voem mais alto que o considerado seguro. Mas se preferir outra opção, eu te digo: não crie expectativas, crie possibilidades, pois essas te levarão pra voar mas nunca te prometerão o céu.


Seu amigo desconhecido.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Gostei muito do texto! Falo por mim, tenho a mania de criar expectativas em tudo e mais alguma coisa que até cansa! Mas não o consigo evitar, hahaha!
    FOX WHISPER

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, Iolanda! E é bem difícil mesmo, porque a gente acaba fazendo isso sem perceber. Mas uma hora a gente chega lá! haha

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto. Realmente, não podemos nos prender tanto em expectativas. Esse ano eu aprendi a esperar menos e fazer mais e te digo uma coisa: está sendo maravilhoso.

    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Gabriel! Expectativas geralmente nos trazem muitas frustrações mesmo, pois criamos metas impossíveis de atingir. E que bom que essa tática está dando certo pra você!

    ResponderExcluir
  5. Não cheguei a ler o texto todo. Mas o que me chamou a atenção foi o título. Parabéns!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Você não pode – e nem precisa – saber quem eu sou, assim como você não precisa se revelar para mim, a menos que queira, é claro. Aqui eu escrevo não só para você mas também em grande parte para mim mesmo, afinal de contas, todo mundo precisa desabafar, e talvez esse seja o jeito que encontrei pra mim, então procure me entender assim como eu tentarei entender você caso queira.

Seguidores

Twitter do blog