Sobre ser o amigo dos conselhos

12:23:00



     Pra quem é acostumado a ouvir e se preocupar com como o outro gostaria de ser tratado, se tornar o amigo dos conselhos é algo inevitável. Quando nos damos conta, já estamos lá, olhando com toda a paciência do mundo para alguém que do nada começa a contar seus problemas mais íntimos, mesmo que essa pessoa seja uma total desconhecida. É assim, apenas acontece.

     Ser o amigo dos conselhos significa firmar muitas amizades, porque você sabe ouvir sem ignorar, sabe dizer o que de fato é sem omitir e sem agredir, porque você se interessa quando muitos não dão a mínima. Acaba que a gente se torna o porto seguro de muita gente em momentos de desespero. É pra gente que vão ligar primeiro quando acontecer algo ruim, é pra gente que vão mandar mensagem no chat quando só precisarem conversar e é pra gente que aquele segredo vai ser revelado sem um arrependimento posterior.

     Mas ser esse amigo muitas vezes também significa ser só esse amigo. As pessoas vão te procurar sim quando os problemas aparecerem, mas talvez não se lembrem de você quando tudo estiver bem, porque não há nada para ser resolvido. E é nessa hora que você fica sem função, pois seus conselhos são o que muita gente precisa, mas que só calham quando bate a bad. Talvez você não vá ser aquela pessoa pra se jogar conversa fora no final do dia, ou aquela pessoa pra chamar pra sentar na praça e olhar o tempo, e isso pode ser angustiante de se pensar.

     E se você é esse amigo, muitas vezes vai se ver só, porque ninguém aconselha quem já tem bons conselhos para o mundo. Para os outros, você é uma fortaleza indestrutível e resistente, até que se prove o contrário, então, sempre que você precisar vão achar que é capaz de resolver seus problemas sozinho, porque é assim que te vêem, e quando conseguir tirar com muito sacrifício um conselho de alguém, geralmente será um "não fica assim" ou coisa do tipo. Mas não se pode culpar a falta de sensibilidade e de empatia alheias, porque ninguém é você e nem todo mundo sabe lidar com a tristeza do outro.

     E ser o amigo dos conselhos é isso, aprender a lidar com as pessoas e não esperar que elas te entendam, porque quem as entende é você. É gostar de ser alguém pra alguém e odiar não ser ninguém quando se podia ser mais que isso. É se importar demais com todo mundo mesmo sabendo que talvez não se importem com você. É saber que é difícil assim, mas apesar de tudo, não conseguir deixar de ser esse tipo de amigo.


Seu amigo desconhecido.

You Might Also Like

1 comentários

Quem sou eu

Minha foto
Você não pode – e nem precisa – saber quem eu sou, assim como você não precisa se revelar para mim, a menos que queira, é claro. Aqui eu escrevo não só para você mas também em grande parte para mim mesmo, afinal de contas, todo mundo precisa desabafar, e talvez esse seja o jeito que encontrei pra mim, então procure me entender assim como eu tentarei entender você caso queira.

Seguidores

Twitter do blog